O mercado de minicontratos são ativos que funcionam na bolsa de valores sendo compostos por siglas.
Ou seja, eles seguem uma tabela que os identifica através dos meses do ano, nesse período, você pode vender ou manter os minicontratos com você.
Para saber mais como funciona o mercado de minicontratos é interessante que você conheça os tipos que existem, veja a seguir.
Mercado de minicontratos: tipos existentes
A melhor forma de investir em minicontratos é saber quais são os tipos e como funcionam, portanto, confira a seguir:
- Minicontratos Ibovespa (IBOV)
Os Minicontratos de índice Futuro Ibovespa têm relação com as ações futuras dos mercados mais expressivos do momento.
Além disso, eles podem ser usados como uma comparação para a compra de outros ativos, como, por exemplo, as rendas variáveis.
- Minicontratos de dólar (WDO)
Outro tipo de minicontrato que existe é o de dólar futuro, nesse caso os investimentos seguem o dólar e alguns fatores como a taxa Selic.
A vantagem é que podem manter a taxa do dólar de acordo com a data combinada, contudo, dependem também de questões internas e externas.
O investidor consegue algumas vantagens com o investimento, principalmente nos momentos em que ocorrem as oscilações das cotações do dólar.
Vantagens e indicações do mercado de minicontratos
A principal vantagem dos minicontratos é que são ativos de ações rápidas de acordo com as datas estabelecidas e as cotações do dólar.
Contudo, ele é mais indicado a investidores mais experientes e que são cientes que caso não observem a bolsa com atenção podem perder dinheiro com as ações.
Ainda assim, quando diversificam os ativos tem maiores chances de conseguir rendimentos acima do esperado.
Os lucros para aqueles que possuem rendas são expressivos e superam na maioria das vezes as expectativas.
Os riscos são as oscilações do dólar, portanto, é importante saber o momento de manter ou vende-los no mercado de minicontratos.