Litecoin: O que é LTC e como funciona?

Por: Fature Certo

6 de junho de 2022

O que é Litecoin? é uma das criptomoedas mais antigas que existem, e em outubro de 2021, fez 10 anos.

A principal coisa a saber sobre a criptomoeda Litecoin é que ela é muito semelhante ao Bitcoin do ponto de vista técnico. No entanto, houve algumas modificações suaves projetadas para tornar o LTC um método de pagamento mais prático.

Veja também: 3 Melhores plataformas de negociação de robôs de criptomoeda em 2022

Aqui, daremos as principais dicas sobre como comprar Litecoin e examinaremos como o futuro do Litecoin está se moldando à medida que luta por participação de mercado com milhares de outros ativos digitais.

O que é Litecoin?

O que é o Litecoin? se autodenomina uma “moeda da Internet ponto a ponto que permite pagamentos instantâneos e com custo quase zero para qualquer pessoa no mundo”.

Embora isso possa soar estranhamente semelhante a Bitcoin e Ethereum, vale lembrar que ambos os blockchains geralmente lutam com altas taxas de transação devido ao congestionamento. Como resultado, essas criptomoedas podem não ser práticas para fazer compras diárias.

Uma diferença fundamental que separa BTC e LTC é a oferta máxima de moedas que existirá. Enquanto o Bitcoin tem um limite máximo de 21 milhões, a quantidade total de Litecoin é quatro vezes maior – com um limite superior de 84 milhões.

Ambas as criptomoedas dependem de mineradores para validar transações e descobrir novas moedas, e outra semelhança está em como elas reduzem pela metade as recompensas em bloco a cada quatro anos.

Um novo bloco Litecoin é criado a cada dois minutos e meio – e a partir de 2021, a recompensa do bloco é de 12,5 BTC. Os halvings ocorrem a cada 840.000 blocos, e o próximo deve ocorrer em setembro de 2023.

Para que serve o Litecoin?

O principal ponto de venda de o que é o Litecoin e para que serve é que é uma alternativa mais rápida ao Bitcoin. Além de processar 56 transações por segundo, as transações também são finalizadas em um quarto do tempo.

Por muitos anos, o LTC foi uma das maiores criptomoedas em termos de capitalização de mercado – e esteve confortavelmente entre os cinco primeiros até 2018.

Embora o preço do Litecoin tenha subido substancialmente ao longo dos anos (valeu apenas US$ 3,58 em maio de 2013), o LTC caiu no ranking à medida que ativos digitais mais modernos foram lançados. Embora os preços tenham atingido uma alta histórica de US$ 412,96 oito anos depois, seu valor caiu no final do ano.

Veja também: Como minerar Dogecoin (DOGE) no seu computador pessoal

Um incidente notável em 2021 viu um comunicado de imprensa declarar que o Walmart aceitaria o Litecoin como método de pagamento.

A notícia foi divulgada por grandes publicações e até retweetada pela Litecoin Foundation, mas o grande varejista americano posteriormente negou a história e disse que era falsa. O valor do Litecoin subiu e depois caiu.

Como o Litecoin funciona?

Enquanto o Bitcoin depende do algoritmo SHA-256, o Litecoin foi construído para rodar em uma tecnologia mais recente conhecida como Scrypt.

Por vários anos, isso significava que qualquer pessoa com um computador desktop podia minerar LTC em seu computador com facilidade. Infelizmente, os padrões mudaram ao longo dos anos, tornando muito mais difícil para as CPUs competirem.

Principais vantagens do Litecoin

À medida que as criptomoedas continuam a ganhar popularidade, é possível que o LTC seja adotado por um número crescente de comerciantes e varejistas. De fato, é um dos quatro ativos digitais que o PayPal adicionou ao seu serviço de criptografia, junto com Bitcoin, Ether e Bitcoin Cash. Isso agora significa que o LTC pode ser usado com milhões de comerciantes em todo o mundo – um marco crucial.

Outras vantagens incluem como o LTC oferece uma alternativa atraente aos serviços de transferência de dinheiro focados em moeda fiduciária que cobram altas taxas quando os fundos estão sendo enviados através das fronteiras.

Isso não apenas pode eliminar as comissões punitivas que são cobradas quando uma moeda é trocada por outra, mas também pode acelerar as coisas devido à forma como os intermediários são removidos da equação.

Ao contrário de muitas criptomoedas, o LTC também desfruta de ampla aceitação em várias exchanges convencionais – o que significa que é fácil comprar e vender.

Como e onde comprar Litecoin?

Se você ja sabe o que é Litecoin e quiser comprar ela, você tem várias opções. Várias plataformas de negociação oferecem uma rampa de acesso eficaz para pessoas que estão usando moedas fiduciárias para comprar criptomoedas pela primeira vez.

Isso significa que você pode usar vários métodos de pagamento convencionais – incluindo cartões de crédito e transferências bancárias – para obter o LTC.

Como alternativa, se você deseja mudar algumas de suas participações de criptomoedas existentes para LTC, a maioria das principais exchanges oferecerá pares de negociação que unem Litecoin com Bitcoin, Ether e Tether.

Ao considerar onde comprar Litecoin, você também deve refletir se planeja usá-lo para fazer compras diárias.

Se você pretende especular sobre movimentos futuros de preços, os contratos por diferença podem ser uma alternativa viável. Isso lhe dá exposição a flutuações no valor do Litecoin sem ter que possuir o ativo subjacente. Os CfDs também permitem que os investidores entrem em posições curtas se acreditarem que o valor de um ativo cairá no futuro.

Olhando para o futuro

O Litecoin está tão ativo quanto há 10 anos – e uma fundação tem o único objetivo de garantir que a criptomoeda tenha um uso mais amplo.

Crucialmente, 2021 viu o Litecoin adicionar suporte para contratos inteligentes, organizações autônomas descentralizadas, ativos tokenizados e tokens não fungíveis, todos considerados cruciais para serem competitivos com Ethereum.

Créditos: bravenewcoin

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *