Como investir para começar a viver de renda?

Por: Fature Certo

10 de março de 2022

Como investir para começar a viver de renda é uma dúvida de muitos brasileiros que veem no mercado financeiro a possibilidade de deixarem de trabalhar, ou ao menos de se preocupar tanto com as finanças. Se esse é o seu objetivo, viver de renda, veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como pode começar a investir para alcançar esse intuito no médio e longo prazo.

Para começar, para que você possa viver de renda no futuro, é preciso considerar que valor que você precisa efetivamente guardar mensalmente por exemplo vai depender do prazo para que esse objetivo seja concretizado.

Mas calma que você verá aqui todos os principais detalhes sobre o assunto e como se organizar.

Viver somente de renda é um sonho para muitos mas infelizmente é uma realidade para poucos os brasileiros.

Todavia, com planejamento estratégico, comprometimento com os objetivos e paciência é possível alcançar essa meta. O que com toda certeza te dará muito mais tempo livre para aproveitar a vida e a família.

Vale mencionar, entretanto, que a depender da renda obtida com os investimentos seja possível ter apenas um complemento a aposentadoria, o que de qualquer maneira será extremamente bem-vindo.

Como investir para começar a viver de renda?
Como investir para começar a viver de renda?

Pontos iniciais de como investir para começar a viver de renda

Para começar o seu planejamento para investir com foco em viver de renda é preciso definir a meta que a princípio pode parecer um tempo impossível de alcançar.

Assim como definir também o valor que você vai investir. Feito isso o ideal é que a reserva do investimento seja incorporado às contas do mês e pago de maneira orgânica para evitar que o projeto não dê certo.

O valor e igualmente o tempo que você passará contribuindo depende de alguns fatores muito singulares como, por exemplo, a idade, o salário e as suas despesas.

De qualquer modo, é possível que você passe a viver de renda em algum momento ao investir dez por cento do seu salário em investimentos conservadores como, por exemplo, o Tesouro Direto.

Nesse caso com uma rentabilidade nominal anual de oito por cento, você demorará cerca de trinta e um anos para viver com noventa por cento da sua renda hoje, especialmente o seu salário utilizado para o cálculo dos dez por cento de investimento.

Esses noventa por cento é em tese o quanto você gasta antes de reservar os dez por cento para investir.

A possibilidade de viver de renda é algo que chama atenção sobretudo porque o montante economizado e investido fica intacto e o seu titular apenas recebe os valores referente aos juros da aplicação.

Por exemplo, uma pessoa que ganha hoje dois mil reais, ao investir mensalmente dez por cento do seu salário (duzentos reais) poderia daqui trinta e um anos ter um retorno de noventa por cento do seu salário hoje, ou seja, mil e oitocentos reais.

Para isso é preciso que o investidor interessado escolha uma aplicação com retorno nominal de oito por cento ao ano.

Mas qual seria a aplicação de oito por cento?

Quando analisamos a taxa básica de juros, a Selic, é possível pensar que encontrar um investimento com retorno anual de oito por cento não seja possível. Mas com o Tesouro Direito há opções de investimento com taxa de juros prefixada na qual o investidor sabe exatamente qual será o retorno do valor investido.

Além disso, é preciso mencionar que o Tesouro Direto consiste em uma opção de investimento para quem deseja fugir da caderneta de poupança, buscando melhores retornos mas tendo a sua mesma segurança.

Esse investimento é de baixo risco e pode proporcionar ao investidor renda passiva em um prazo estimado de trinta e um anos.

O que é possível fazer?

Se o prazo de trinta e um anos para você é muito longo, é possível encurtá-lo ao alterar o percentual de recolhimento mensal do seu salário.

Por exemplo, com vinte por cento do seu salário atual, em um investimento de oito por cento anual é possível ter o retorno de oitenta por cento do seu salário hoje em vinte e dois anos ou duzentos e sessenta e sete meses.

Para ter uma renda passiva em dez anos apenas é preciso que o investidor interessado invista mensalmente cinquenta por cento do seu salário. Ao final de cento e oito meses ele terá o retorno de cinquenta por cento do valor recebido hoje.

Em investimentos com rentabilidade anual maior, o tempo também acaba sendo encurtado e pode ser uma boa estratégia.

De todo o modo, para viver de renda é preciso que o investidor escolha opções de investimento seguras uma vez que ao se expor a riscos desnecessariamente é possível perdas dos recursos investidos.

Outra dica importantíssima sobre como viver de renda é quanto ao percentual de aumento no valor investido de acordo com possíveis alterações no salário.

Se o seu salário for reajustado, é preciso que o cálculo do investimento a ser feito seja igualmente reajustado proporcionalmente. Somente assim será possível garantir os resultados mencionados anteriormente.

Mantendo essa atualização em caso de ajustes no salário fará com que a sua renda no futuro não fique defasada.

Se você quiser buscar por investimentos de renda variável para alcançar um retorno maior anualmente é preciso considerar diversificar a carteira.

Somente assim é possível trilhar um caminho para atingir os objetivos desejados. A diversificação da carteira é uma estratégia utilizada por muitos investidores seja de longo prazo ou não.

Veja Também: Robô de Estratégia Para Iq Option 2022 Grátis

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *