Como consultar dinheiro esquecido nos bancos? Veja o passo a passo

Por: Fature Certo

3 de março de 2023

O dinheiro esquecido nos bancos é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. Isso porque muitas pessoas acabam perdendo o contato com contas bancárias, aplicações financeiras ou outros valores que ficam retidos em instituições financeiras e acabam sendo transferidos para o Banco Central do Brasil.

Esses valores podem ser provenientes de diversas fontes, como saldos de contas inativas, depósitos judiciais, dividendos de ações, entre outros. Muitas vezes, as pessoas não têm conhecimento de que possuem esses valores em seu nome, o que leva a uma grande quantidade de dinheiro esquecida nos bancos.

O Banco Central do Brasil é o responsável por receber e guardar esses valores, que ficam disponíveis para consulta e resgate pelos seus respectivos titulares. No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem esse direito e deixam de fazer a consulta, perdendo a oportunidade de recuperar esses valores.

Por isso, é importante que as pessoas tenham conhecimento sobre o dinheiro esquecido nos bancos e saibam como fazer a consulta no Banco Central do Brasil para verificar se têm algum valor em seu nome. Dessa forma, é possível evitar que esses valores continuem retidos e garantir o seu direito ao resgate.

Como fazer a consulta do dinheiro esquecido nos bancos

Se você acredita que tem dinheiro esquecido em um banco ou instituição financeira que foi transferida para o Banco Central do Brasil, você pode fazer uma consulta para verificar se há algum valor em seu nome.

Para fazer a consulta do dinheiro esquecido no Banco Central, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Banco Central do Brasil ( https://www.bcb.gov.br/ );
  2. Na página inicial, clique em “Cidadãos” no menu superior;
  3. Selecione a opção “Serviços financeiros” e, em seguida, “Valores a Receber“;
  4. Clique em “Consulte aqui” e informe o seu CPF ou CNPJ;
  5. Caso exista algum valor em seu nome, siga as instruções para fazer a solicitação de resgate.

É importante lembrar que só é possível realizar a consulta do dinheiro esquecido no Banco Central se você tiver algum valor em seu nome que tenha sido transferido para o órgão. Se não houver nenhuma informação disponível, não é necessário fazer nenhum procedimento adicional.

Compartilhe nas redes sociais:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *