A princípio, quando se trata de combinar diferentes indicadores trader, há uma regra básica: não exagere.
Aplicar vários indicadores no gráfico não melhorará seus resultados. Pelo contrário, pode confundi-lo e dar ou confirmar sinais falsos.
Antes de você começar a fazer confluência de indicadores, é importante saber a diferença entre eles. Os indicadores podem ser separados em várias categorias:
1- Indicadores de tendência: Os indicadores de tendência deixa o preço suave e segue uma linha de tendência do gráfico. Eles são baseados no desempenho passado do ativo e mostram a tendência do preço e sua força. Esses indicadores geralmente são colocados no gráfico de linhas.
2) Indicadores de momento (osciladores): Esses indicadores visam determinar os níveis de sobre compra e sobre venda e são eficazes para encontrar pontos de reversão de preços. Eles geralmente são exibidos abaixo do gráfico para que possam ser facilmente distinguidos dos indicadores de tendência.
3) Indicadores de volume: Esta classe de indicadores mostra o volume do ativo negociado. O volume de rastreamento é útil para ver quão forte pode ser o movimento do preço.
4) Indicadores de volatilidade: Esses indicadores mostram o quanto o preço do ativo muda em um determinado período de tempo. O preço deve ser volátil para um trader negociá-lo, mas alta volatilidade vem com maior risco.
Ao combinar indicadores, pode ser preferível usar indicadores de diferentes grupos em vez de vários indicadores do mesmo cara.
Agora veja alguns exemplos de três combinações de indicadores úteis que podem ser usadas na negociação.
Índice de Força Relativa e Bandas de Bollinger
O RSI é um oscilador com níveis padrão de 70 e 30 mostrados no gráfico. É uma linha que oscila entre os valores de 0 e 100 e quando a linha se aproxima de 70 o ativo é considerado sobre comprado, quando se aproxima de 30 é considerado sobre vendido.
As Bandas de Bollinger (BB) consistem em três linhas: uma média móvel exponencial (EMA) e dois canais de preços acima e abaixo dela. O indicador consegue mostrar no gráfico os períodos tanto de alta e baixa volatilidade do ativo. Quanto mais distantes as bandas, maior a volatilidade e mais forte o movimento.
Por último, quando esses dois indicadores são combinados, um sinal de compra é recebido quando as velas cruzam a linha inferior do BB e a linha RSI cruza a sobre venda e começa a subir. Um sinal de venda é recebido quando o gráfico cruza a banda superior e o RSI está no nível de sobre compra e começa a reverter para o lado negativo.
Média Móvel Simples e Estocástica
A Média Móvel Simples (MMS) é considerada uma ferramenta básica, mas ao suavizar as flutuações de preços (ruído) pode ajudar o trader a ver a verdadeira imagem da direção do mercado.
Estocástica- O oscilador indica possíveis níveis de sobre compra e sobre venda. É um indicador prospectivo que fornece pistas para possíveis reversões de preços. Funciona bem quando combinado com um indicador de atraso como MMS, que é calculado com base nas informações do desempenho anterior dos ativos.
Usando esses dois indicadores juntos, os seguintes sinais podem ser vistos. Quando o mercado rompe a linha MMS por baixo e a linha estocástica azul cruza a linha vermelha até o topo, pode ser um sinal de tendência de alta. Um sinal de tendência de baixa é recebido quando o mercado cruza a linha MMS de cima para baixo e o Estocástico mostra que a linha azul cruza a linha vermelha para baixo.
ATR e Parabolic SAR
ATR é um indicador de volatilidade que não mostra a direção da tendência, mas mede a volatilidade do mercado. E quando o mercado está instável, mostra possíveis oportunidades de negociação. Além disso, o ATR pode ajudar o trader a decidir sobre o tamanho do stop loss. Durante períodos de alta volatilidade, há um risco maior que pode ser gerenciado com um stop loss.
Combinar o ATR com o Parabolic SAR,
A princípio, um indicador de tendência, pode ajudar o trader a encontrar pontos de entrada em um mercado de tendências. Ao definir níveis de Take Profit e Stop Loss potencialmente mais precisos.
Ao combinar esses indicadores, é possível observar os sinais emitidos pelo SAR Parabólico. Um sinal de compra aparece quando a linha pontilhada está abaixo do preço. O ATR pode ajudar um trader a decidir sobre o nível de stop loss.
Por fim, um ponto de entrada potencial é marcado quando o Parabólico se move de uma posição para outra (por exemplo, quando muda de cima do gráfico de velas para abaixo dele).
Conclusão
As combinações de indicadores técnicos podem ser uma ferramenta analítica poderosa e entender como criá-los é muito valioso para um trader. Com isso em mente, é importante entender que não existem indicadores ou combinações de indicadores que darão sinais 100% precisos o tempo todo. Qualquer indicador pode mostrar sinais falsos de tempos em tempos, e é por isso que um trader precisa empregar as estratégias de gerenciamento de risco necessárias.
Veja também: Média móvel de 50 períodos: Aprenda como usá-la?
1 Comment
[…] Veja Também: As 3 Melhores combinações de indicadores para Trader […]