A princípio, a análise técnica é o estudo da movimentação de preços de ativos financeiros por meio de análise de gráficos com a ideia de interpretar padrões oferecidos por gráficos e seus indicadores.
Quais são os fundamentos da analise técnica?
As 3 principais premissas para análise técnica:
- O mercado antecipa e desconta tudo
- Os preços dos ativos se movem em uma tendência
- Os movimentos históricos se repetem
- O mercado antecipa e desconta tudo
Todos os fatores afetam diretamente o preço do ativo financeiro, consequentemente todos os fatores já estão descontados no preço atual do ativo. Portanto, devemos sempre estar atentos aos movimentos de preços.
Além disso, os preços indicam à análise técnica que a oferta e a demanda estão fluindo. Entretanto, olhando para o raciocínio básico, o fluxo de um ativo quando o preço está subindo é que a demanda é maior que a oferta, e quando o preço está caindo interpretamos que a demanda é menor que a oferta.
Veja Também: Os 10 Padrões de Candlesticks
- Os preços dos ativos se movem em uma tendência
Através de análise técnica usando gráficos e indicadores, é possível identificar tendências e, assim, negociar na direção em que prevalece a corrente. Com este estudo, podemos surfar a tendência até que haja sinais de reversão no gráfico.
- O histórico de movimentos se repete
O mercado de ações não é nada além de um jogo de psicologia e isso se reflete nos padrões gráficos. Com esses padrões podemos realizar uma interpretação com o histórico gráfico e avaliar pontos-chave de definições de tendências.
Prós e contras da análise técnica
Como todas as coisas na vida, há prós e contras em usar a análise técnica como verdade absoluta. No entanto, vamos listar alguns desses prós e contras:
Prós:
- Flexibilidade
Um dos benefícios da análise técnica é a flexibilidade de se concentrar em diferentes ativos e aproveitar os movimentos de tendências. Outras abordagens, como a análise fundamentalista, não têm essa flexibilidade, pois essa metodologia tende a se concentrar apenas em ações com bons múltiplos.
- Visão Geral
O analista de gráfico tem uma visão de vários ativos, bem como o Commodities que podem contribuir para uma interpretação mais precisa do ativo que pretende alocar seu capital.
Desvantagem:
- Experiência
Não necessariamente uma desvantagem, mas um analista de gráficos de desempenho relativamente alto precisa de experiência de mercado e tempo de tela para entender como os principais participantes do mercado operam e aproveitam as oportunidades.
- Armadilha
Quantas vezes a interpretação de um gráfico foi correta, mas o mercado descaracteriza essa operação por um curto período de tempo, e no final você fecha a operação e retrocede conforme sua análise técnica?
Isso geralmente acontece várias vezes devido à liquidez do mercado, permitindo que os principais players do mercado de ações manipulem os preços dos ativos de acordo com seus interesses.
Conclusão
Por fim, com base neste artigo podemos ver que cada metodologia tem seus pontos fortes e fracos, tudo isso com muito estudo e experiência tende a facilitar a leitura do mercado. Devemos continuar aprendendo e diversificando métodos para tornar nossas operações mais assertivas.
Veja Também: 5 maneiras de melhorar seu desempenho no Trader em 2022