A princípio, o Tape Reading é outra forma de ler o mercado para a tomada de decisão nas operações.
Assim como existem muitos traders que usam a ação do preço, que é a análise gráfica, e também inúmeros que usam a análise fundamental na tomada de decisão, hoje nós também encontramos muitos players usando Tape Reading em suas operações.
Mas afinal de conta, o que é Tape Reading?
A tradução literal de Tape reading é nada mais que leitura de fita. Mas por que? Esse nome foi dado porque nos pregões em que tudo ainda era telefone, antes da existência dos computadores, existia uma máquina chamada Ticker Tape Machine que registrava alguns dados dos ativos operados, como: oscilação do preço, flutuações registradas em uma fita, horário de negociação e se foi comprada ou vendida por um valor maior ou menor que o último negociado.
Os tempos mudaram, tudo evoluiu e hoje temos tecnologia de ponta para ter registros das mesmas informações que estavam gravadas em fita e muito mais. Todas as negociações acontecem eletronicamente e foi desenvolvido um software incrível que usa algoritmos para fornecer muitas informações instantaneamente, informações que mudam em uma fração de segundo e é claro que se apenas olharmos o mercado na tela não conseguiríamos acompanhá-lo.
O objetivo desta técnica é poder distinguir cada movimento dos principais players do mercado e ver o impacto das negociações de alto volume. Com base nessas informações, o operador de fluxo toma suas decisões.
Para que o trader possa utilizar esta técnica, ele precisa conhecer as ferramentas mais importantes na leitura de fluxo, como: livro de oferta, times and trades (tempo e negócios), e Volume at Price (volume ao preço). Abaixo explicamos cada um deles:
Veja também: Começando no Tape Reading? Confira esses 3 indicadores essenciais!
Book de Oferta ou Livro de Oferta
O book de oferta é uma das ferramentas que os traders usam para visualizar as ordens colocadas, ou seja, ordens que estão aguardando execução.
TIMES AND TRADES
Ao contrário do livro de ordens(book de oferta), onde as intenções de compra e venda aguardam para serem executadas, apenas as ordens efetivamente executadas aparecem em Times and Trades, essas ordens aparecem em tempo real. Uma vez que uma ordem tenha sido executada, ela será refletida na ferramenta. Assim a ferramenta permite que o trader veja as agressões dos players no mercado como essas agressões movem o preço do ativo e ter essa informação é excelente principalmente para operações de curtíssimo prazo.
Os movimentos Times e trades podem ocorrerem em uma velocidade impressionante, quanto mais líquido e negociado o ativo, maior a velocidade das informações na ferramenta. Com prática e tempo, o trader pode treinar seu olho para usar bem essa ferramenta.
VOLUME AT PRICE ou Volume do Preço
Através desta ferramenta, um trader de fluxo pode identificar suporte e resistência nos níveis de preço. O volume nos diz como os traders financeiramente engajados estão em um determinado nível de preço. Por exemplo, esta ferramenta nos permite ver a relevância de certos movimentos de preços e a probabilidade de uma reversão ou rompimento em um nível de suporte ou resistência.
Conclusão
Por fim, cada trader é diferente do outro. Há alguns que não se dão bem com a Análise de Fluxo, outros se dão melhore em analise técnica. Talvez esse tipo de análise chame sua atenção e você possa se sair bem. Não há mal nenhum em aprender um pouco e experimentar o tape reading no simulador! Vá fundo e busque mais conhecimento!
Veja também: O que é Day Trade? Saiba como funciona a operação
1 Comment
[…] Veja Também: Tape Reading: o que é e como funciona esse tipo de leitura. […]